Esta quarta-feira, dia 27 de julho, será a vez de Ubatuba receber a Tocha Olímpica, marcando o encerramento da passagem do símbolo olímpico pelo estado de São Paulo. Quando chegar no Rio de Janeiro para a cerimônia de abertura, que acontecerá no Maracanã no dia 05 de agosto, a Tocha Olímpica terá percorrido 329 cidades brasileiras e passado pelas mãos de cerca de 12.000 condutores, em uma jornada que se iniciou em Brasília no dia 03 de maio e percorreu o Brasil.
Esta é a primeira vez que os Jogos Olímpicos serão sediados na América do Sul e a segunda vez na América Latina, depois da Cidade do México em 1968. No Rio de Janeiro, eles encerrarão no dia 21 de agosto e algumas semanas depois, em setembro, será a vez das Paraolimpíadas, que acontecerão entre 7 e 18 de setembro.
Trajeto e Trânsito
Em Ubatuba, de acordo com informações da organização do evento, o trajeto a pé com a Tocha iniciará por volta das 11:00 da manhã na Rodovia Osvaldo Cruz, na altura do bairro Ipiranguinha. De lá, ela segue pela Rua Prof. Thomás Galhardo, passa pela orla de Itaguá até chegar na Rua Capitão Felipe, e então continua viagem em um veículo para o próximo destino – Paraty.
Durante a passagem da tocha, diferentes vias ficarão temporariamente interditadas (confira no mapa o trajeto completo e a previsão de horários da passagem):
- Oswaldo Cruz – Trevo do Pescador (BR 101)
- Thomás Galhardo
- Cel Domiciano
- Cel Ernesto de Oliveira (Pça. Exaltação Santa Cruz)
- Avenida Iperoig
- Rua Guarani
- Avenida Leovigildo Dias Vieira
- Capitão Felipe
- Atletas Brasileiros
Atletas Brasileiros
Em 19 dias de competição, que iniciam em menos de duas semanas, serão disputadas 42 modalidades Olímpicas. Serão ao todo 306 provas valendo medalhas: 136 femininas, 161 masculinas e nove mistas.
O Brasil participará com 465 atletas, o maior número que já tivemos em uma comitiva. Antes de 2016, a maior delegação do país nos Jogos Olímpicos foi em Pequim 2008, quando 277 atletas, sendo 132 mulheres e 145 homens competiram.
A atleta mais jovem da delegação brasileira é a paulista Bruna Takahashi, que, com 16 anos de idade, buscará uma medalha no tênis de mesa. A mais velha é Janice Gil Teixeira, com 54 anos, que disputará na modalidade de tiro esportivo.
Uma curiosidade é que entre os atletas confirmados que representarão o Brasil, 142 são militares. De acordo com a Marinha, as Forças Armadas começaram a investir no Programa Olímpico de atletas de alto rendimento em 2011, quando o Brasil recebeu a quinta edição dos Jogos Mundiais Militares e terminou em primeiro lugar no quadro de medalhas.
Ingressos
Para mais informações sobre as Olimpíadas acesse o website oficial do evento.
No site você também ainda consegue encontrar ingressos disponíveis.