Assim como praias, Ubatuba também tem uma coleção de cachoeiras. Muitas, escondidas na mata, onde são necessárias horas de trilha para se chegar. Outras, de fácil acesso. Abaixo algumas dicas para os visitantes:

Cachoeira do Prumirim

Cachoeira do Prumirim - Ubatuba A 25 km do centro da cidade, no km 30 da BR 101 (Rodovia Rio Santos) à margem da rodovia. São várias quedas d’água, uma delas forma um escorregador natural que termina em um dos lagos, em seguida uma grande queda termina formando o maior de todos os lagos. Recomenda-se parar o carro no estacionamento disponível. Veículos parados na estrada podem ser multados.

Cachoeira da Escada

Cachoeira da Escada - Ubatuba A beira da estrada no km 03 da BR 101 (Rodovia Rio Santos) à 47 km do centro da cidade, em direção ao Rio de Janeiro. Uma das maiores cachoeiras de Ubatuba, com formato de uma gigantesca escada, formando várias quedas d’água.

Cachoeira do Ipiranguinha

Cachoeira do Ipiranguinha- Ubatuba A 7 km do centro da cidade pela Rodovia SP 125 em sentido à Taubaté, no bairro Ipiranguinha. Esta cachoeira é cercada de verde por todos os lados, possui uma queda d’água de 07 metros de altura formando uma pequena praia e partes mais fundas, onde os banhistas escorregam por uma pedra lisa, num mergulho refrescante.

Cachoeira da Água Branca

Cachoeira Agua Branca - Ubatuba No Sertão da Quina, está o início da trilha com 10 km de caminhada em meio a vegetação da Mata Atlântica. A cachoeira também é conhecida como Véu de Noiva, devido a imensa queda d’água calculada em 300 metros de altura. É imprescindível o acompanhamento de um guia ecológico.

 

Cachoeira do Espelho

A entrada para a cachoeira é no km 20 da BR 101 (Rodovia Rio-Santos), pegando-se a estrada de terra que leva em direção ao Sertão do Cambucá. O caminho até a cachoeira pode ser feito a pé, pelo meio da mata. É indispensável a orientação de um guia, que o conduzirá através da trilha ecológica, com todas as informações necessárias sobre o local. O seu lago possui uma enorme pedra no centro, com uma camada de água por cima. Quando os raios do sol batem na pedra, tem-se a impressão de estar diante de um imenso espelho.

Fonte: Revista Turismo