No Núcleo Picinguaba (Parque Estadual da Serra do Mar), o visitante de Ubatuba, além de entrar em contato direto com a natureza abundante da Mata Atlantica, também pode conhecer uma parte da história do município, a qual é diretamente ligada com a própria história do Brasil.

A Casa da Farinha, localizada no Quilombo da Fazenda, era no final do século passado uma usina de açúcar e álcool que foi abandonada. Na década de 50 foi aproveitada a roda d’água para movimentar os aviamentos de uma casa de farinha. Em 1986 o Parque Estadual a recuperou totalmente, e hoje a Casa da Farinha é uma das principais atrações históricas de Ubatuba.

[rev_slider casa-da-farinha]

Em uma visita à Casa da Farinha os visitantes têm ainda a oportunidade de conhecer o Quilombo da Fazenda, experimentar a cozinha tradicional preparada pelos moradores, comprar artesanato e até mesmo ouvir as histórias do seu Zé, descendente de escravo lider da comunidade.

Ubatuba tem ainda outras três comunidade quilombolas, a da Caçandoca, Sertão de Itamambuca e Camburi, localizada na linda Pria do Camburi, a última de Ubatuba antes de chegar no estado do Rio de Janeiro.

Para mais informações sobre as comunidades quilombolas no Brasil acessa o link http://www.cpisp.org.br/comunidades/html/brasil/sp/home_sp_lit_norte.html