Ubatuba tem dezenas de eventos culturais durante o ano e diversos shows musicais na temporada de verão. Na página do facebook da Pousada Pataxó estaremos sempre mantendo o pessoal informado sobre o que estará rolando em Ubatuba.

Mas entre a programação, também tem aqueles que fazem parte do calendário anual de eventos culturais da cidade.

Carnaval Tradicional

Carnaval UbatubaEm 1920 chegou a Ubatuba a “Dança do Boi” ou “Boizinho”, uma variante muito popular do “Boi Bumbá” do Nordeste brasileiro. A caiçarada logo se apoderou dos sons e vestimentas deste tão tradicional movimento folclórico, e com suas violas e rabecas alegravam os carnavais do passado.

Através da vasta costa brasileira chegaram também ao litoral ubatubense personagens muito marcantes do folclore brasileiro, os bonecões que alcançam quase 3 metros de altura. Ubatuba possui dois personagens muito importantes de seu folclore, o casal João Paulino e Maria Angu.

Hoje, o Carnaval Tradicional, que sempre ocorrer entre os meses de fevereiro e março, também inclui o Festival de Marchinhas, que tem como objetivo mostrar a importância da arte popular no contexto da cultura de Ubatuba – elemento de identidade e memória caiçara.

Festa de São Pedro Pescador

Sao Pedro Pescador UbatubaA Festa de São Pedro Pescador, em Ubatuba, teve inicio no dia 29 de junho de 1923. Foi numa sexta-feira ensolarada, quando o padre caiçara, Francisco dos Passos, celebrou a missa em altar improvisado sobre balsa confeccionada a partir de seis canoas amarradas umas às outras. Na época, não havia a imagem de São Pedro, doada pelo padre alemão Hans Beil após 19 anos de celebração, apenas em 1942.

Hoje, a festa em homenagem ao São Pedro é a maior de Ubatuba e tem entre as principais atrações a Procissão Marítima, o Concurso da Rainha dos Pescadores (1962), a barracas de comidas típicas, entre elas a famosa tainha assada sobre brasas (“sobrepau”), apresentação de grupos e danças tradicionais e shows musicais.

Folia do Divino de Ubatuba

Folia-do-Divino-UbatubaTrazida pela Rainha Isabel de Portugal no séc. XVII, a Festa do Divino Espírito Santo é uma das mais antigas manifestações religiosas do Brasil. Em Ubatuba, essa manifestação ocorre de Norte a Sul há mais de dois séculos, segundo antigos caiçaras.

Nesses últimos 50 anos a Folia do Divino de Ubatuba vem sofrendo muitas alterações devido à atuação de vários fatores adversos, mas nunca perdeu a essência da fé e coletividade de nossa cultura.

Atualmente a Folia é composta por pessoas de várias extremidades do município, como Almada, Ubatumirim, Promirim, Praia Vermelha e Itaguá. Filhos e netos de antigos foliões, essas pessoas levam consigo a arte e a cultura de um povo que resiste a tantas mudanças, a Cultura Caiçara.

A peregrinação, que tem o apoio da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba, tem início no mês de março e vai até junho. Em Ubatuba, a Festa da Folia do Divino, acontece sempre no mês de julho.

[vimeo id=”70407565″ align=”center” mode=”normal” autoplay=”no”]

Caiçarada

Caicarada UbatubaA Caiçarada nasceu da necessidade de revitalizar as manifestações culturais e não deixá-las morrer. O objetivo do evento é promover uma reflexão sobre a situação cultural e sócio-ambiental das comunidades caiçaras, além de mostrar a beleza e a riqueza das culturas regionais.

A festa é um grande encontro cultural. O evento trás diversas atrações, entre elas o Festival de Viola “João Alegre.” Também conta com barracas de comidas típicas, apresentações de grupos folclóricos e contadores de “causos”.

A Caiçarada, que geralmente ocorre em agosto, é o ambiente propício para que os antigos apresentem à população a cultura tradicional, atingindo principalmente os mais jovens, que mesmo fazendo uma releitura deste conhecimento, não perdem os vínculos com suas origens.

Fonte: FundArt